Criciúma (SC)
O Bem Dita Mistura, restaurante localizado no Bairro Pio Correia, próximo ao Hospital São José, completa 10 anos neste domingo, Dia das Crianças.
Fundado pelos casal Raquel, de 46 anos, e Silvio Bunn, de 47, o local nasceu da necessidade de tirar a glúten da alimentação do filho mais velho e a dificuldade de encontrar alimentos saborosos no mercado. Atualmente, o negócio familiar atende mais de 5 mil pessoas por mês.
“São dez anos de tudo sem glúten e tudo de bom. Mais do que um negócio, o Bem Dita Mistura representa a nossa maneira de cuidar das pessoas. De servir afeto em forma de comida”, destaca Raquel.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
Cuidados alimentares
Entre as muitas pessoas que acompanham essa trajetória desde os primeiros passos está a psicanalista clínica Caroline Leal, de 39 anos. Cliente do quiosque ainda nos anos iniciais, ela relata que conheceu Raquel em um momento de grande mudança em sua vida: o diagnóstico de doença celíaca.
“O Bem Dita Mistura na minha vida vai além de uma cafeteria. Foi um verdadeiro acolhimento, tanto no alimento quanto emocionalmente”, conta. Para Caroline, o cuidado no preparo dos alimentos e a maneira como foi recebida fizeram toda a diferença. “Eles acreditaram no que estavam fazendo e investiram tempo, dinheiro e, acima de tudo, fé. Hoje, vejo o Bem Dita como um espaço para quem quer comer bem, com consciência e saúde”, analisa.
A advogada e professora universitária Janaína Augusta Dalpont, de 51 anos, também faz parte da história do restaurante. Diagnosticada com doença celíaca há 12 anos, ela lembra que, na época, praticamente não havia opções seguras para consumo imediato. “O café foi o primeiro a ter um estabelecimento físico. Antes, só existiam pessoas que faziam encomendas, e os produtos eram ruins de sabor e consistência”, descreve.
Segundo ela, Raquel sempre se esforçou para oferecer produtos, como coxinha e pastéis. “Ninguém fazia com sabor e textura semelhantes aos alimentos tradicionais. O local me permitia almoçar sem medo”, frisa Janaina, lembrando do problema da contaminação cruzada.
Trajetória
Tudo começou com o filho mais velho do casal, Vinicius Bunn, na época uma criança com um pouco mais de 10 anos, que começou a apresentar problemas de saúde relacionados ao consumo de glúten. Raquel, a caçula de uma família de seis irmãos e que passou parte da infância na cozinha aprendendo receitas com a mãe, dona Dilma Pacheco, passou a adaptar receitas, estudar novos ingredientes e criar misturas próprias. O que era cuidado de mãe virou causa e, depois, profissão.
Ao lado do marido, Silvio Bunn, ela desenvolveu um mix de farinhas e receitas que logo ganhou popularidade entre amigos e familiares. O incentivo foi tanto que logo passou a ministrar cursos, com o incentivo e apoio do chef Anselmo Rossoni. Em outubro de 2015, veio a oportunidade de ocupar um quiosque no Centro de Criciúma, nascendo o “Café & Mistura”.
Com a consolidação do trabalho, em 2019, o espaço mudou de endereço para a Praça do Congresso, passando a se chamar Bem Dita Mistura. No novo local o cardápio ganhou novas opções, passou a servir almoço e jantar e virou um restaurante completo, com o propósito de servir 100% sem glúten e com diversas opções sem lactose.
“Cada receita carrega afeto, cuidado e o desejo de acolher quem precisa e quem ama comer bem”, afirma Raquel, que em 2021, concluiu a graduação em Gastronomia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Ela ainda lembra que na infância observava a cozinha como um espaço de alegria e convivência. Observando e auxiliando a mãe, dona Dilma Pacheco, ela elegeu as receitas prediletas, como as cocadas e os puxa-puxas.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!







